Reciclando e Decorando com o Primer - Compartilhando Ideias

Bom dia amigas!

Vamos falar de coisa boa...
Vamos falar de Decoupage!

Acredito que quase todo mundo já viu ou ouviu falar sobre a decoupage, mas vou colocar aqui no blog um trechinho sobre sua história.

A Decoupage surgiu na França, no século XVII como uma imitação da pintura em porcelana chinesa. A técnica consiste em montagens feitas com recortes colados em sobreposição. É uma arte muito interessante, na qual se recorta gravuras de papel e com estas revestem-se superfícies de objetos de madeira, metal, vidro e tecido, desde pequenas caixas a grandes mobiliários, dando um acabamento maravilhoso, e quando bem feito, encanta quem os vê. As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas, guardanapos, adesivos e decalques. Basicamente a decoupage consiste na escolha das gravuras, o recorte, a colagem e por fim o acabamento, para dar a sensação de que a imagem foi pintada na peça. A beleza da técnica é que ninguém consegue repetir, mesmo usando a mais simples das gravuras. Para muitas pessoas o melhor aspecto da Decoupage é a oportunidade de produzir uma peça original com papel impresso e colado que parece ter sido pintado. Ela foi muito popular na Europa entre o século 17 e 18. (fonte).

Eu amo essa técnica por vários motivos, é fácil de executar, qualquer pessoa pode fazer, é barato, ajuda o meio ambiente, pois com essa técnica você recicla potes, vasilhas velhas, móveis, etc., além de ser uma delícia fazer esse artesanato.
Neste vídeo o canal da Oficina trás uma sugestão para você reciclar vidro, plástico e metal, usando um produto chamado PRIMER, sua função é selar o objeto criando uma superfície (mais porosa, grossa), fazendo com que a tinta possa aderir  a ele. Existem várias marcas e é barato, visto que rende muito.

Com esse produtinho salvador da pátria você recicla e dá cara nova a uma porção de objetos que iam muitas vezes para o lixo.

 Na madeira não é necessário  usar o Primer, o que se usa na madeira é uma base para artesanato ou só uma lixa(para tirar farpas e imperfeições) e tinta PVA ou Acrílica.
Vamos lá conferir o vídeo e dar asas à imaginação?

                 

Obrigada amigas e boas artes...

Comentários