Mudando os hábitos/ Açúcar Mascavo../Receitinha...

Olá gente bonita!

Tudo bom?
Espero que sim, tudo na Santa Paz!

Hoje eu vim falar sobre algumas mudanças que são importantes quando queremos começar a mudar nossos hábitos alimentares, seja para emagrecer, para ter mais saúde e mais qualidade de vida!
Já faz algum tempinho venho colocando alimentos considerados mais saudáveis na alimentação aqui em casa, então comprei o açúcar mascavo, pesquisando sobre suas propriedades descobri que, por estar em seu estado bruto ou seja natural tem mais concentração de vitaminas e minerais, olha só!
"Só para dar um exemplo, em 100 gramas do açúcar mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, encontra-se no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes."(trecho extraído da matéria do site Vila Mulher) vai lá conferir a matéria completa!
Então, quando faço bolos sempre coloco açúcar mascavo no lugar do açúcar refinado ou adoçante, adoçante só coloco no café ou suco!
Uso também em saladas de frutas, no iogurte com aveia e cereais, e por aí vai, é só ter oportunidade que dou uma bronzeada na minha culinária!rsrsrsr

O preço  em comparação com o refinado é bem maior ( eu paguei em 1 kg + ou - 5,80), mas como donas de casa sábias que somos damos um jeitinho dele render mais, pensando que não são todos os dias que fazemos bolos e que não precisamos exagerar na quantidade que colocamos 1 kg vai durar um bocadinho, aqui em casa chega a durar uns 3 meses... o custo benefício vale a pena!
Então vou deixar uma receita que adaptei para essa nova fase mais saudável, vamos lá?

Eu o chamei de BOLO RÚSTICO;



Anota aí os ingredientes:

4 ovos inteiros;
1 xícara de leite fervendo;
1 1/2 xícara de açúcar mascavo( a receita original levava 2 xíc.de açúcar refinado);
 2 xícaras de farinha de trigo peneirada;
1 colher de sopa de fermento em pó peneirado;
5 bananas nanicas cortadas ao meio no sentido do comprimento;

Modo de preparo:

Em um recipiente coloco os ovos e o açúcar e misture, em seguida acrescente a farinha e o fermento, por último coloque o leite fervendo. Despeje a mistura em uma forma que pode ser redonda ou quadrada não muito alta, disponha as bananas por cima e leve ao forno por aproximadamente uns 25 minutos (vai depender do forno) pode assar em menos tempo ou mais...



Experimente, fica bem gostoso e o que é melhor mais saudável!
Beijo grande e até!

"Alimente seu corpo, mas não esqueça de alimentar sua alma"





Comentários

Lia Gloria disse…
Bolo rústico, e chique! rsrs
É, porque acho açúcar mascavo, coisa de rico kkkkk nunca comi...
Vou fazer com açúcar normal, vai que eu não goste do tal mascavo?! hehehe
Aqui em casa, usamos esse mesmo cappuccino.

bjs
Sofia disse…
Amiga que bom aspecto, agora ia uma fatia desse belo bolinho :)
Vou anotar a receita, tenho que experimentar :)
Beijos*
Di Rodrigues disse…
Oi querida.
Eu também estou me esforçando para melhorar meus hábitos alimentares. O primeiro passo foi diminuir a quantidade de doces.
Adorei seu post.
Bjs.
Rosa disse…
Aí reside um dos absurdos que a gente vê por aí: açúcar mascavo, farinha de trigo integral e arroz integral - são menos processados, então deveriam ser mais baratos, não é mesmo? Mas custam muito mais caro - vá entender... Parece que cobram mais caro só porque quem vai comprar tem mais consciência, então tem que pagar o pato por isso... Você faz bem em abandonar o açúcar refinado - li que ele prejudica o funcionamento do cérebro, entre outras coisas. Como ele fornece um pico rápido de energia para o corpo (e para o cérebro), mas logo esse pico abaixa, o consumo frequente dele causa uma montanha russa nada saudável na nossa massa cinzenta, que pode até propiciar o Alzheimer... Beijos e o teu bolo ficou com a aparência ótima!
Unknown disse…
Sou fã de açúcar mascavo,e bolo de banana sempre tem por aqui e faz muito sucesso.
Você sabia que para medir o açúcar mascavo é necessário apertar bem ele na xícara porque ele é aerado ,senão
dá diferença na receita?
Seu bolo tá com a cara ótima e deve ter ficado uma delícia!
Beijo!
REINVENTANDO disse…
Olá Cristiane!!
Realmente o açúcar mascavo é mais saudável, e temos que mesmo aos poucos introduzir alimentos mais saudáveis no nosso cotidiano.
Abraços.Sandra
Cat disse…
Olá,
Passei para ver as novidades.
Gostei muito da da receita do bolo rústico, vou experimentar :)
Boa semana.
Beijinhos
Anajá Schmitz disse…
Olá,
que delicia esse bolo, eu gosto muito de tomar café com um bolinho, mas não faço, por que se não como tudo e também tenho que mudar os maus hábitos.
Bjos e tenha um ótimo dia.
Denise disse…
OI Cris, tudo bem? quero pedir desculpas por não retornar as várias visitinhas que vc tem feito no meu blog, e claro agradecer a cada uma delas. Obrigada por cada elogio!!!
E aproveitando vim conhecer seu cantinho que também é muito fofo! Parabéns!!! adoro açúcar mascavo além de fazer bem pra saúde... é uma delicia, Grande beijo e aguardo seu retorno, bjinhos....